Mitos e verdades sobre aparelhos ortodônticos

Conheça alguns mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico.

1.A melhor fase para usar o aparelho ortodôntico é na infância. VERDADE

O aparelho ortodôntico tem como finalidade oferecer melhor estética e perfeita oclusão. Seu uso pode ser indicado ainda na infância, quando começa a troca dentária. Nesta fase, o profissional poderá identificar a estrutura esquelética e a necessidade de oclusão correta dos dentes.
“No período de crescimento da criança os aparelhos são mais assertivos, pois podem prevenir complicações de casos que poderiam ter sido solucionados de forma mais simples quando tratados na fase inicial”, explica a ortodontista da Sorridents, Marcela Encinas. “Existe um mito de que se deve esperar toda a dentição se tornar definitiva para o uso do aparelho, mas isso não é verdade. Na infância é possível realizar tratamentos preventivos que evitam complicações na fase adulta”, completa.
Aparelho Ortodôntico

2.Não é necessário comprar escovas e fios especiais para quem usa aparelho ortodôntico. MITO

De acordo com a especialista da Sorridents, o principal cuidado diário em relação ao uso do aparelho é a higienização correta. É muito importante o uso de escovas e acessórios específicos para quem usa aparelho, pois previnem doenças da gengiva, além de cáries e tártaros.
Quem usa aparelho ortodôntico deve evitar alimentos como pipoca, goma de mascas e frutas inteiras, como manga e maçã. VERDADE
Segundo Marcela, é fundamental ter atenção ao tipo de alimentação escolhida, inclusive no cosumo de produtos muito duros, fibrosos ou que grudem nos dentes, como amendoim, manga e gomas de mascar.

Continue lendo Mitos e verdades sobre aparelhos ortodônticos

Aparelho ortodôntico de camelô pode causar sérios danos a saúde

aparelho ortodontico de cameloReportagem mostrada no Programa fantástico alerta para o perigo da moda de aparelhos ortodônticos entre os jovens. Eles não são instalados por Cirurgiões dentistas e sim pelos próprios jovens através de instruções recebidas de quem vende os aparelhos e as borrachinhas.

Os jovens que utilizam esse tipo de aparelho não tem idéia do perigo que podem estar correndo, ou as vezes até tem uma noção, mas minimizam o perigo pelo “prazer”de estar na moda.

Veja abaixo a integra da reportagem do fantástico:

Jovens de várias partes do Brasil estão usando aparelho mesmo sem necessidade. Tem gente que chega a comprar o material no camelô.

Eles colocam os aparelhos de qualquer jeito e em qualquer lugar. Nas redes sociais, postam como se põem os fiozinhos coloridos.
“Eu acho que o aparelho virou um símbolo de ostentação. Ajudou a ter mais garotas”, diz o vendedor Douglas Silva.
Os famosinhos, que é como são chamados os que têm muitos seguidores na internet, mostram, com orgulho, os dentes cheios de estilo.??“É uma influência para as pessoas, que veem”, conta a jovem Yasmin.??Até a Yasmin, que já passou pelo dentista, hoje se vira sozinha para manter o visual.

Continue lendo Aparelho ortodôntico de camelô pode causar sérios danos a saúde

Dúvidas sobre aparelhos dentários

Uso aparelho ortodôntico e minha gengiva está sangrando, isso é normal?

R: Não isso não é normal!
Sangramento é sinal de doença gengival,  e deve ser combatido com higiene adequada, normalmente o aparelho aumenta a retenção de resíduos e favorece a proliferação de bactérias, a higiene bucal nessa fase deve ser orientada de modo a minimizar aparelho ortodônticoesses efeitos, peça uma orientação de higiene ao seu ortodontista

Tenho diastema nos dentes da frente, o aparelho ortodôntico pode resolver ou melhor fazer uma prótese fixa e fechar o espaço?

R: Diastemas têm varias origens, uma delas é o mal posicionamento dos dentes  que pode ser resolvido com aparelho ortodôntico outra causa é a anomalia de forma e tamanho dos dentes que pode ser resolvida com técnicas estéticas como facetas, lentes de contato dental ou coroas.

E verdade que antes de usar o aparelho dentário o rosto de uma pessoa e diferente de depois de ser usado?

O aparelho ortodôntico modifica a forma e a relação dos arcos dentários e isso repercurte na estrutura da face sendo nos ossos e tecidos moles. Em função disso o rosto pode sofrer mudanças depois de concluído o tratamento e essas mudanças serão sempre para um perfil mais harmonioso se o tratamento for bem planejado e conduzido.
Tags: , ,
Publicado em Dicas by Redaçao. 2 Comentários

Aparelho Ortodôntico estético

“Sorriso metálico”, “boca de lata”, “boca de arame” e outros tantos adjetivos (nada agradáveis) já foram inventados para quem usa aparelhos ortodônticos.

Quem nunca passou por isso? Quem nunca sofreu com isso na adolescência? Já passamos poucas e boas por causa do que hoje é conhecido por “buling” e no nosso tempo era so brincadeira, “zuação” etc. Enfim, o aparelho ortodôntico e seus brackets e fios metálicos sempre foram motivos de muitos incômodos para quem se preocupava com a estética. As borrachinhas coloridas foram introduzidas na década de 90 com o intuito de dar um ar “menos sisudo” aos famosos aparelhos ortodônticos metálicos.

Brincadeiras à parte a ortodontia, como toda a odontologia, evoluiu bastante nos últimos tempos e hoje já temos diversos tipos de aparelhos que não deixam mais nossa boca com cara de “abridor de latas”.

Continue lendo Aparelho Ortodôntico estético

Publicado em Ortodontia by Redaçao. Seja o primeiro a comentar

sorriso perfeito

Publicado em Ortodontia by Redaçao. Seja o primeiro a comentar

Saiba tudo sobre aparelhos ortodônticos invisíveis

O que é Invisalign?

Invisalign_aparelho_gravacao

Invisalign é uma maneira invisível de alinhar os dentes sem aparelho de metal. Invisalign usa uma série de alinhadores

 

transparentes e removíveis para gradualmente alinhar seus dentes, sem metal ou fio.

Como Invisalign funciona?

Invisalign usa tecnologia de imagem 3-D para descrever um completo plano de tratamento com imagens da posição inicial até a posição final desejada a partir de uma série de “alinhadores” personalizados transparentes. Cada alinhador move o dente lentamente e cada um é usado por volta de duas semanas, sendo substituído pela próxima série até atingir a posição final desejada.

Continue lendo Saiba tudo sobre aparelhos ortodônticos invisíveis