Dúvidas sobre aparelhos dentários

Uso aparelho ortodôntico e minha gengiva está sangrando, isso é normal?

R: Não isso não é normal!
Sangramento é sinal de doença gengival,  e deve ser combatido com higiene adequada, normalmente o aparelho aumenta a retenção de resíduos e favorece a proliferação de bactérias, a higiene bucal nessa fase deve ser orientada de modo a minimizar aparelho ortodônticoesses efeitos, peça uma orientação de higiene ao seu ortodontista

Tenho diastema nos dentes da frente, o aparelho ortodôntico pode resolver ou melhor fazer uma prótese fixa e fechar o espaço?

R: Diastemas têm varias origens, uma delas é o mal posicionamento dos dentes  que pode ser resolvido com aparelho ortodôntico outra causa é a anomalia de forma e tamanho dos dentes que pode ser resolvida com técnicas estéticas como facetas, lentes de contato dental ou coroas.

E verdade que antes de usar o aparelho dentário o rosto de uma pessoa e diferente de depois de ser usado?

O aparelho ortodôntico modifica a forma e a relação dos arcos dentários e isso repercurte na estrutura da face sendo nos ossos e tecidos moles. Em função disso o rosto pode sofrer mudanças depois de concluído o tratamento e essas mudanças serão sempre para um perfil mais harmonioso se o tratamento for bem planejado e conduzido.

Aparelho Ortodôntico estético

“Sorriso metálico”, “boca de lata”, “boca de arame” e outros tantos adjetivos (nada agradáveis) já foram inventados para quem usa aparelhos ortodônticos.

Quem nunca passou por isso? Quem nunca sofreu com isso na adolescência? Já passamos poucas e boas por causa do que hoje é conhecido por “buling” e no nosso tempo era so brincadeira, “zuação” etc. Enfim, o aparelho ortodôntico e seus brackets e fios metálicos sempre foram motivos de muitos incômodos para quem se preocupava com a estética. As borrachinhas coloridas foram introduzidas na década de 90 com o intuito de dar um ar “menos sisudo” aos famosos aparelhos ortodônticos metálicos.

Brincadeiras à parte a ortodontia, como toda a odontologia, evoluiu bastante nos últimos tempos e hoje já temos diversos tipos de aparelhos que não deixam mais nossa boca com cara de “abridor de latas”.

Continue lendo Aparelho Ortodôntico estético

Publicado em Ortodontia by Redaçao. Seja o primeiro a comentar

sorriso perfeito

Publicado em Ortodontia by Redaçao. Seja o primeiro a comentar

Saiba tudo sobre aparelhos ortodônticos invisíveis

O que é Invisalign?

Invisalign_aparelho_gravacao

Invisalign é uma maneira invisível de alinhar os dentes sem aparelho de metal. Invisalign usa uma série de alinhadores

 

transparentes e removíveis para gradualmente alinhar seus dentes, sem metal ou fio.

Como Invisalign funciona?

Invisalign usa tecnologia de imagem 3-D para descrever um completo plano de tratamento com imagens da posição inicial até a posição final desejada a partir de uma série de “alinhadores” personalizados transparentes. Cada alinhador move o dente lentamente e cada um é usado por volta de duas semanas, sendo substituído pela próxima série até atingir a posição final desejada.

Continue lendo Saiba tudo sobre aparelhos ortodônticos invisíveis

Invisalign – Tratamento ortodôntico invisível

Sorriso metálico para alinhar os dentes? Boca de lata? Essa época acabou. Agora existe uma solução para quem precisa manter a aparência impecável o Invisalign.

Giselle Bünchen

Divulgação/Invisilign

Um sorriso bonito e saudável exigia anos de tratamento ortodôntico desconfortável e doloroso com os aparelhos fixos metálicos.
Os artistas consagrados como a übber model Gisele Bündchen, o astro teen Justin Bieber, a atriz Katherine Heigl, entre outros, já usaram o tratamento moderno e invisível. Segundo o ortodontista Gustavo Vivaldi, o tratamento com os aparelhos convencionais é coisa do passado. “Os aparelhos ortodônticos já não são mais motivo de constrangimento, estão cada vez mais discretos e avançados”, afirmou.
A aposta da vez é o tratamento com Invisalign, um aparelho transparente, sem fios ou suportes de metal, que é feito sob medida nos Estados Unidos. O sistema utiliza moldeiras individuais, transparentes e removíveis, que facilitam a higiene e não causam desconforto ao paciente, além da vantagem estética.
Corrigir o sorriso vai além do benefício estético, é importante para respiração, mantém a harmonia do rosto, posiciona corretamente a mandíbula e o maxilar, protege estruturas importantes como a ATM (articulação têmporo mandibular), e facilita a higiene bucal.

Fonte: Invisalign

Aparelho ortodôntico exige cuidado redobrado com a higiene bucal

A instalação do aparelho dentário  fixo e a presença de braquetes (peças coladas nos dentes), bandas (anéis cimentados nos dentes), fios e demais acessórios fazem com que aumentem as áreas que retêm os alimentos, provocando, assim, um maior acúmulo de placas bacteriana – uma película de cor branca, cinzenta ou amarelada que se adere ao dente, em volta dos braquetes – sendo constituída de restos de alimentos, microrganismos e células descamadas.

como cuidar do Aparelho dentário?

Aparelho dentário exige cuidados especiais na higiene bucal

A falta de higiene bucal faz com que ela se torne espessa e de difícil remoção. A alimentação é um grande fator que interfere na higiene bucal e no bom andamento do tratamento ortodôntico, com isso, deve-se evitar a ingestão de alimentos açucarados e pegajosos: balas, pirulitos, chicletes, que prejudicam os dentes, aumentando o risco de contrair a doença cárie.
Evitar também a ingestão de alimentos duros como pipoca e o amendoim e frutas como maçã e pêra, que devem ser cortadas em pedaços, pois o impacto da mordida pode danificar o aparelho fixo.

Continue lendo Aparelho ortodôntico exige cuidado redobrado com a higiene bucal