Dúvidas sobre aparelhos dentários


Uso aparelho ortodôntico e minha gengiva está sangrando, isso é normal?

R: Não isso não é normal!
Sangramento é sinal de doença gengival,  e deve ser combatido com higiene adequada, normalmente o aparelho aumenta a retenção de resíduos e favorece a proliferação de bactérias, a higiene bucal nessa fase deve ser orientada de modo a minimizar aparelho ortodônticoesses efeitos, peça uma orientação de higiene ao seu ortodontista

Tenho diastema nos dentes da frente, o aparelho ortodôntico pode resolver ou melhor fazer uma prótese fixa e fechar o espaço?

R: Diastemas têm varias origens, uma delas é o mal posicionamento dos dentes  que pode ser resolvido com aparelho ortodôntico outra causa é a anomalia de forma e tamanho dos dentes que pode ser resolvida com técnicas estéticas como facetas, lentes de contato dental ou coroas.

E verdade que antes de usar o aparelho dentário o rosto de uma pessoa e diferente de depois de ser usado?

O aparelho ortodôntico modifica a forma e a relação dos arcos dentários e isso repercurte na estrutura da face sendo nos ossos e tecidos moles. Em função disso o rosto pode sofrer mudanças depois de concluído o tratamento e essas mudanças serão sempre para um perfil mais harmonioso se o tratamento for bem planejado e conduzido.

Pra que preciso fazer uma documentação para por aparelho ortodôntico? E afinal o que é documentação ortodôntica?

R: A documentação ortodôntica consiste em uma série de exames:

  • radiográficos: Radiografia panorâmica e teleradiografia
  • Fotografias  para a obtenção de imagens da boca, perfil , rosto e dentes no momento inicial do tratamento
  •  além de modelos em gesso dos arcos dentários

Radiografia Panoramica ( Fonte: Papaiz Associados)

Tais procedimentos permitem ao ortodontista avaliar as alterações esqueletais, a presença ou de todos os dentes ou eventual falta de algum, o posicionamento das raízes dentárias, detectar eventuais doenças ósseas, focos de infecção e outros eventuais problemas que só esses exames detectam.
Com esse material são feitas análises e medidas das estruturas ósseas, dentárias e de tecidos moles  e análise dos modelos em gesso.
Isso permite ao ortodontista diagnosticar o problema e planejar o tratamento e assim a segurança dos resultados fica mais garantida, um tratmento realizado sem esses exames pode ser altamente danoso ao paciente.
Clique aqui e veja uma documentação ortodontica digital

Qual a validade de uma Documentação para aparelho ortodôntico?

R:A documentação ortodôntica tem sua validade determinada pela fase de desenvolvimento do paciente, crianças que estão em constantes mudanças têm esse prazo menor e adultos com a mordida equilibrada podem estender esse prazo, o que determina é se houve alguma alteração mais significativa na posição dos dentes e outros tecidos.
Dessa forma a validade será avaliada pelo ortodontista e se houver necessidade uma nova documentação deverá ser feita.

Quanto tempo demora pra ficar pronto o aparelho dentário depois de ter feito a documentação?

R:Isto varia de profissional para profissional e da complexidade do caso, não há uma regra, em geral um aparelho dentário fixo é montado em 2 sessões uma para cada arcada e o removível fica pronto em  média em uma semana se o profissional conta com laboratório na própria clínica esse tempo pode ser encurtado.

Com quantos anos posso colocar um aparelho ortodôntico?

R: O tratamento ortodôntico é realizado para correção de maloclusões, e estas quando detectadas devem ser tratadas, e os aparelhos fixos e removíveis são uma das  muitas técnicas usadas pelo ortodontista, há diversas formas de atuar e podemos começar a intervir já na dentição de leite.
Já no adulto não há limite de idade desde que haja dentes podemos alinhar dentes para a colocação de implantes dentários e próteses e há técnicas que tratam inclusive pessoas com problemas periodontais e que promovem uma melhora da perda óssea pelo melhor alinhamento dos dentes e da oclusão que diminui as cargas patológicas que provocam mobilidade.

Quanto custa um aparelho dentário?

R: O que determina o valor de um tratamento é uma série de variáveis, tais como, capacidade do profissional, região onde atende, padrão sócio-econômico do público atendido,  grau de dificuldade e complexidade do problema a ser tratado, tipo de aparelho utilizado portanto não há um padrão ou tabela de valor que possa ser dada como correta.

Onde posso colocar um aparelho ortodôntico de graça?

R:Nos dias de hoje a  possibilidade de se realizar um tratamento ortodôntico gratuitamente fica restrita a profissionais que atuam voluntariamente em programas sociais, em  alguns cursos de ortodontia onde haja interesse científico por um tipo de maloclusão específico com finalidade de pesquisa, ou então com parentes caridosos que sejam dentistas.

O que é um aparelho ortodôntico invisivel?

R: São aparelhos ortodônticos feitos de material estético, transparente ou de cor semelhante ao dente e dessa forma sá são notados por pessoas que estejam muito próximas ao paciente, podem ser removíveis ou fixos.

Dá para colocar aparelho dentário em dente que tem faceta resina?

R: O aparelho ortodôntico fixo por ser fixado ao dente através de uma resina e irá grudar à face externa do mesmo, e uma remoção cuidadosa poderá não danificar um faceta em resina mas o paciente deve ser informado do risco ou realizar o procedimento de facetas após o tratamento há casos que pequenas alterações de forma e posição são corrigidas pela própria faceta eliminando a necessidade de aparelho quando os dentes posteriores estão bem posicionados.

Perguntas gentilmente respondidas pelo Dr. Agnaldo Santos Bastos – Especialista em Ortopedia Funcional dos maxilares e Ortodontia e Sócio Diretor da Bastos Odontologia com sede em São Paulo. (contato: asbastos@dentistas.com.br)

Tags: , ,

Temos 2 Respostas para "Dúvidas sobre aparelhos dentários"

Deixe seu Comentário